Não deixe de ler
Home / Image slider / Saiba mais sobre captadores para guitarras

Saiba mais sobre captadores para guitarras

captador-vintage_electric_guitar

O captador de uma guitarra é o dispositivo responsável por captar as vibrações do instrumento. Ou seja, quando você dá um “acorde”, sua guitarra produz uma onda que é captada e depois convertida em sinal elétrico para depois ser amplificada ou gravada.

O captador é de fundamental importância para potencializar o timbre de seu instrumento. Sendo assim, ter conhecimento sobre cada um, ajuda a deixar o som da sua guitarra ainda mais personalizado.

No mercado os modelos mais comuns são:

Single Coil: Este é um captador muito encontrado nas guitarras Stratocaster e Telecaster.  Apresenta apenas uma bobina e valoriza mais o brilho. Apresenta um ruído maior, mas alguns músicos até gostam, como os guitarristas de “funk” com seus “estalados”. É importante lembrar que as pick-ups da ponte das Telecaster  são exclusivos, não servem em outra guitarra. Já os single coils do braço dela variam bastante.

captador-single

Humbucker (captadores duplos): Este tipo de captador produz um sinal bem “quente”, além de diminuir os ruídos dos Single Coils.  Duplos, possuem 2 bobinas que deixam o som mais grave e encorpado. É muito utilizado nos modelos Les Paul, SG e alguns Super Strato e valorizam bastante o ganho. É um dos captadores preferidos nas guitarras de banda de rock e metal. Porém, é comum encontrá-lo também no Jazz, quando o guitarrista quer aveludar mais o timbre. 

Captador-Malagoli-Humbucker-Custom-HB captador-humbucker

Marcas mais famosas de captadores (e quem usa cada uma):

DiMarzio: Paul Gilbert, John Petrucci (Dream Theater), Adrian Smith (Iron Maiden).

EMG: Kirk Hammet (Metallica), Zakk Wylde (Ozzy), Tom Hamilton (Aerosmith).

Fender Accessories: Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, Jeff Beck.

Fishman: Eric Johnson, Steve Howe (Yes), Larry Carlton.

Gibson: O peso da marca já endossa a qualidade desses pickups. Apesar de alguns modelos já terem se tornado uma lenda no meio musical, não custa nada citar nomes como Angus Young e Tony Iommi como usuários.

Gibson Pickups: Angus Young (AC/DC), Toni Iommi (Black Sabbath).

Lace:Eric Clapton, Shawn Lane, Don Teschner (Rod Stewart).

Seymour Duncan: Paul Stanley (Kiss), Joe Perry (Aerosmith), Slash (ex-Guns and Roses).

Shadow Piezo Pickups: Steve Morse, Chet Atkins, Jim Hall.

Comente esta matéria

Your email address will not be published.Os campos marcados são de preenchimento obrigatório *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voltar ao topo